E ai pessoal!!!!
Segue para vocês ouvirem o programa de rádio, que gravamos para a aula de Tecnologia em Comunicação Social. É um bate-papo sobre a internet. Espero que gostem!!!!
http://www.sendspace.com/file/3wyhj8
Este blog foi criado para a disciplina de Tecnologia em Comunicação Social.
quarta-feira, 6 de julho de 2011
quinta-feira, 9 de junho de 2011
quinta-feira, 19 de maio de 2011
quinta-feira, 5 de maio de 2011
domingo, 17 de abril de 2011
Telégrafo
Candido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, foi criado pelo tio, e depois de sua morte foi para a Escola Militar no Rio de Janeiro. Onde estudou, matemática e ciências físicas e naturais. Ele foi nomeado chefe do Distrito Telegráfico de Mato Grosso. E lá foi designado a construção da linha telegráfica que ligaria Mato Grosso e Goiás. A Comissão de Marechal, foi a primeira a alcançar a região da amazônia.
Ele ficou conhecido por lançar as linhas telegráficas, fazendo mapeamento do terreno e mantendo relações com os índios. E apoiou Getúlio Vargas.
Por sua contribuição ao conhecimento científico, recebeu várias homenagens e muitas condecorações de instutições cintentíficas do Brasil e exterior.
Foi convidado, para ser o primeiro diretor do Serviço de proteção aos índios. Nos anos 40, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Proteção aos índios. Ele faleceu no dia 19 de janeiro de 1958, com quase 93 anos.
Ele ficou conhecido por lançar as linhas telegráficas, fazendo mapeamento do terreno e mantendo relações com os índios. E apoiou Getúlio Vargas.
Por sua contribuição ao conhecimento científico, recebeu várias homenagens e muitas condecorações de instutições cintentíficas do Brasil e exterior.
Foi convidado, para ser o primeiro diretor do Serviço de proteção aos índios. Nos anos 40, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Proteção aos índios. Ele faleceu no dia 19 de janeiro de 1958, com quase 93 anos.
O que é telégrafo?
É um sistema concebido para transmitir mensagens de um ponto para o outro em grandes distâncias. As mensagens eram transmitidas de um sistema composto por fios.
sábado, 9 de abril de 2011
Thomas Alva Edison
É evidente que Thomas Alva Edison, foi um gênio, com suas maravilhosas invenções: lâmpada elétrica, fonógrafo, microfone e a máquina de cinema.
Quando garoto, passou por muitas dificuldades na escola. Ele era repreendido, tanto pelos colegas, quanto pelos professores. Foi aí que decidiu não frequentar à escola.
Nancy, mãe de Edison, começou a educá-lo em casa. Dando-lhe muitos livros de ciência e história, e peça de Shakespeare. E ele não decepcionou a mãe. Curioso com as experiências dos livros de química, começou a particá-las. Logo, inventou um teletipo que registrava automaticamente numa fita de papel as cotações das ações da Bolsa. Isso lhe rendeu 40 mil.
Ele se casou, mas sempre deixando a família em segundo lugar. Com a morte da mulher, viu que seus filhos eram "estranhos". Depois se casou novamente e teve mais três filhos.
Depois disso inventou inúmeras tentativas para a lâmpada elétrica. Esquecendo da sua família.
Penso, que foi um grande gênio, mas seu maior erro foi esquecer a mulher e seus filhos, por causa do trabalho. Pois, não estimulou seus filhos ao "seus dons", como sua mãe fez.
"Era persistente como um obcecado, e paciente como um sábio."
Matéria da Revista Superinteressante; 1988
domingo, 3 de abril de 2011
Correio
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7K1hvEDi6KrFY_cVwFlKsZMdWECkaBzHAhcrNFC5WN7LdL6s3ffCoukewwkMYmUucDenvHE3NRzYEUy8sHQqynL8RD80DmJJhs5fRcjcnv2ofEMkN44Yybd3KRzVuTm9ebFBw86YtvuqA/s320/m-620052%255B1%255D.jpg)
Alguns anos atrás, o correio era a única forma de se comunicar com pessoas distantes, com o uso da carta (meio de comunicação visual). Nas cartas podíamos expor nossos sentimentos (alegres ou tristes), avisar o que está acontecendo em um determinado lugar e a outra pessoa podia até imaginar como foi escrito a carta, pela letra e também imaginando como aconteceu aquilo que lhe foi contado.E demorava alguns dias para chegar ao destinário.
Hoje em dia, existe outras formas de enviar cartas, por exemplo, o correio eletrônico (e-mail). Método utilizado para escrever, enviar e receber mensagens através dele. E de certa forma, ele chega rapidamente, no mesmo instante que enviou, a outra pessoa recebe e já responde. E também, tem o fato de que precisa paga nada e nem sair de casa para enviar.
Mesmo a tecnologia ter evoluído, o correio ainda existe. Com formas mais rápidas de entregas, como o sedex e também as empresas de entregas de documentos. E também, para aquelas pessoas que ainda tem aquele gostinho de escrever cartas, seja ela apaixonada ou profissional.
E você ainda utiliza o correio!!??
sábado, 26 de março de 2011
História do papel
A história da escrita teve diversos fatores de evolução, mas em especial em três fatores: o papiro, o pergaminho e o papel.
O papiro foi utilizado, pelo egípcios. Era uma planta chamada papiro, por isso o nome. Escrevia-se com um talo vegetal de ponta afilada, usando um pigmento dissolvido em gomas vegetais. Ele era, levado pelos mercadores para fora do Egito, e ao longo do tempo surgiu na Ásia e na Europa.
Após o papiro, surgiu o pergaminho, que era fabricado com pele, normalmente de carneiro. o surgimento do pergaminho se deu em virtude, de quando, Êumenes II, rei de Pérgamo, teve a ideia de colocar uma biblioteca, para centros de estudos. Os faraós do Egito, não viram isso com bons olhos e proíbiram a venda do papiro para Pérgamo. Então, o rei Êumenes, obrigou-se a fazer uma biblioteca, usando pele de animal. Daí o nome pergaminho.
Segundo Antonio F. Costella, quem inventou o papel foi os chineses. Só a única dúvida, é que se o primeiro papel foi o de Tsai-Loun, pois foi descoberto em uma tumba na Shensi, um pedaço de papel fabricado no século segundo antes de Cristo. O papel difundiu-se rapidamente pelo continentes, mas o segredo de sua fabricação demorou para se expandir. Pois, o primeiro comércio e depois a fabricação.
Com o tempo o papiro e o pergaminho foram sumindo. Um por motivos de transporte e o outro pelo seu custo muito alto. A primeira fábrica de papel, surgiu na Europa. Na França e na Alemanha a fábrica de papel só surgiu no século XIV.
Segundo Costella, o pepel não foi bem reconhecido na Europa, pois ele demorava muito a chegar nos países europeus, que era muito frágil e que não era digno de confiança.
Com a chegada do papel nos países dos árabes e dos judeus, inimigos dos europeus, foram obrigados a baixar o preço do papel, fazendo com que o pergaminho e o papiro encaresserem.
E com o tempo, o papel se tornou barato e era encontrado em abundância, e depois com o surgimento do tipógrafo, eles provarão que não foi em vão o surgimento do papel.
COSTELLA, Antonio. Comunicação - do grito ao satélite: história dos meios de comunicação. 5.ed.Camposdo Jordão: Mantiqueira,2002.
Papiro
Pergaminho
domingo, 20 de março de 2011
Surgimento do Jornal
O jornal impresso, surgiu por volta do ano de 1.600.
Uma das formas de impressão é a tipografia. As matérias era datilografadas em folhas de papel, e era multiplicado com folhas de carbono, como o "Jornal do Poste". Outra forma de impressão dos primeiros jornais era de Gutemberg. Os tipos móveis (caracteres avulsos gravados em blocos de madeira ou chumbo, que eram rearrumados numa t'abua para formar palavras e frases do texto) foi um marcante aperfeiçoamento dos manuscritos.
Os mais antigo jornal foi o Acta Diurna, que surgiu por volta de 59 a.c., e depois da invenção de gutemberg, surgiu vários outros jornais, como um deles " O Gazeta".
Na verdade, o jornal foi criado, em Roma, quando Júlio César, ordenou que tivessem murais, obtendo informações oficiais e ordens ao conhecimento do povo. Então, penso que o Jornal surgiu, para levar informações diversas ao conhecimento das pessoas.
Claro, que o Jornal não é só impresso (papel). Nos dias atuais de hoje, existe os jornais da rádio, que as pessoas ouvem e imaginam como aconteceu a situação. E o jornal da televisão, que conseguimos ouvir e ver em tempo real de como aconteceu, sem precisar imaginar.
Hoje em dia, esse jornal do Poste e os murais, podemos indetificá-los na web. Dentro de uma empresa, para levar as informações ao funcionários. Usamos a intranet, jornal interno, e-mail e até murais. Para o público externo, podemos levar as informações através do site, twitter, blog, facebook. Não é que não exista mais os outros meios de se comunicar. Mas, como a tecnologia evoluiu, as pessoas criaram técnicas mais rápidas de se comunicar com o seu público.
Jornal do Gazeta
Acta Diurna
Correio Braziliense
terça-feira, 8 de março de 2011
A Evoluçao da Tecnologia e da Comunicação
Neste vídeo podemos ver como a tecnologia e a comunicação evoluíram. Nessa época a comunicação era à base de gritos e andavam em bandos. E esses bandos não se misturavam, e aos poucos foram descobrindo suas armas e seus utensílios. Como, por exemplo, no vídeo um pedaço de osso, depois de olhar e pensar virou uma arma, para espantar os "inimigos" e marcar território.
Desde lá, a tecnologia e a comunicação, foram evoluindo cada vez mais. Por um lado, ela trouxe muito mais praticidade, facilidade e até mesmo podendo se comunicar com pessoas que estão longe.Pois, antes demorava as vezes até dias para chegar uma correspondência, e as escritas eram em pedras, argilas. E hoje, podemos nos comunicar por e-mail, orkut, msn com webcam (olhando a pessoa no outro computador), por mensagem de celular. Enfim, os meios de comunicação são infinitos.Mas, por outro lado,o convívio humano se tornou mais distante, fazendo com que nos distanciamos do convívio familiar. Podendo, até gerar uma depressão, dificuldade de se comunicar em público e também a timidez.
Então, para você a evolução da tecnologia e da comunicação, veio como uma forma positiva ou negativa?
Assinar:
Postagens (Atom)